TDL significa Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.
Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado.
Estas dificuldades não são causadas por nenhum outro quadro (ex. Síndromes, autismo, surdez, etc) e são consideradas persistentes. Isso significa que a criança com TDL pode superar várias destas alterações de linguagem com o apoio fonoaudiológico, escolar e familiar, mas provavelmente continuará apresentando dificuldades para se comunicar quando as demandas forem maiores ou para aprender novos conteúdos espontaneamente.
![](https://static.wixstatic.com/media/e8dd04_ba92ca28380c48d9be03d9543ae33758~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e8dd04_ba92ca28380c48d9be03d9543ae33758~mv2.jpg)
Principais sintomas
Dificuldade em formar frases ou não forma frase alguma;
Dificuldades de entender diálogos;
Atraso na fala em relação a outras crianças da mesma idade;
Não consegue reproduzir movimentos corporais naturalmente;
Dificuldade em contar histórias cotidianas;
Dificuldades de acompanhar conversas e interagir com elas;
Tem familiares que já tiveram as mesmas dificuldades;
Como ajudar seu filho.
Busque a atenção do seu filho(a) – diga o nome dele antes de fazer perguntas ou dar instruções, para que eles saibam quando ouvir;
Garanta que seu filho(a) possa ver seu rosto para apoiar sua atenção e compreensão;
Use linguagem simples e repita, se necessário. Isso possibilita a criança ouvir, ver e usar palavras, aprendendo com mais facilidade.
Fale com calma e devagar para ajudar seu filho(a) a processar as palavras em seu ritmo;
Dê ao seu filho(a) mais tempo para responder e processar informações;
Use pistas visuais – figuras, objetos, ações e gestos podem ajudar a criança a lembrar e compreender informações e adquirir novos conceitos;
Crianças com TDL podem se beneficiar do uso de gestos e expressões faciais. Incentive seu filho(a) a se comunicar com você e com outros usando também suas expressões faciais e corporais;
Verifique se ele entendeu as instruções ou novas informações. Por exemplo, pergunte “Você entendeu o que eu falei?” ou explique novamente usando outras palavras para garantir a compreensão.
Caso os pais observem tais sintomas, devem buscar ajuda. Lembrando que, o diagnóstico ainda não é preciso até que a criança tenha cerca de 4 anos, tudo dependerá de quais serão os resultados do tratamento.
Aperfeiçoar a comunicação com qualidade e respeito as diferentes fases da vida.
Fonoaudióloga Mônica Heiderich Schulze CRFa 2 - 15164
👅📚
Av Lino de Almeida Pires, 661 sala 1
Vila Guarani/ Jabaquara
800mts do metrô Jabaquara
Próximo imigrantes
Especialista em linguagem
Comments